O Estádio Valdeir José de Oliveira é uma praça esportiva, de propriedade do Governo do Estado de Goiás, localizada na Avenida Goiás, Setor Sul de Goianésia.

O estádio foi inaugurado oficialmente em 1970, pelo então Governador de Goiás Otávio Lage de Siqueira, que havia sido prefeito de Goianésia.

Para a festa de inauguração o Governador Otávio Lage conseguiu trazer a Goianésia as duas principais equipes de futebol do Estado de Goiás naquela época, Goiânia Esporte Clube e Goiás Esporte Clube, que disputaram um acirrado jogo amistoso e o Goiânia venceu por 4 a 2.

Na preliminar do confronto entre Goiás e Goiânia, foi realizada uma partida amistosa entre o Goianésia Esporte Clube e o Maracanã Esporte Clube, da cidade de Anápolis.

 

Inicialmente denominado Estádio Castelo Branco, uma homenagem ao general do Exército Humberto de Alencar Castelo Branco, que havia sido presidente da República no período 1964/1967 e havia falecido em 18 de julho de 1967, sendo que em 1990, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou matéria enviada pelo então governador Henrique Santillo, alterando o nome para Estádio Valdeir José de Oliveira, como homenagem ao ex-jogador do Goianésia Esporte Clube, também conhecido como Didi.

No ano de 1995, o Governo do Estado instalou o sistema de refletores e a prefeitura de Goianésia construiu a cobertura de duas arquibancadas. Na ocasião, o governador do Estado era Iris Rezende e Gilberto Naves ocupava o cargo de prefeito de Goianésia.

No ano de 2005, o Governador Marconi Perillo e o prefeito de Goianésia Otávio Lage Filho assinaram termo de comodato, no qual o Governo do Estado de Goiás passou, por 20 anos renováveis por mais 20 anos, para a Prefeitura de Goianésia a responsabilidade de gestão e manutenção do Estádio Valdir de Oliveira.

 

O Goianésia Esporte Clube foi vice-campeão goiano da Divisão de Acesso no ano de 1999 e garantiu acesso para a primeira divisão do Campeonato Goiano no ano de 2000 e a participação do clube na fase semi-final do campeonato mostrou a necessidade de ampliação da capacidade de torcedores, mas como o clube foi rebaixado no ano de 2001, o projeto foi paralisado.

O clube voltou a elite do futebol goiano em 2011 e se firmou na primeira divisão, disputando a competição por seis anos consecutivos. Com isso o então prefeito Jalles Fontoura providenciou a reforma e a ampliação do Estádio Valdeir José de Oliveira, que oficialmente desde o ano de 2017 possui capacidade para 6 mil torcedores e está apto para competições estaduais e nacionais.

O estádio possui campo oficial de futebol com dimensões oficiais legais pelo padrão FIFA, quadra poliesportiva coberta, residência para zelador e albergue esportivo para atletas.