O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 17 de junho, o Padre Giovani Carlos Caldas Barroca como o 4º Bispo de Uruaçu-GO, diocese aonde a Missão Maria de Nazaré tem uma casa de missão desde o ano de 2017.

Monsenhor Giovani Carlos, como é chamado a partir de sua nomeação como bispo até o dia de sua sagração, era Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Arquidiocese de Brasília-DF, e é fundador da Comunidade Vida Nova.

A data da ordenação episcopal de Monsenhor Giovani está prevista para o dia 5 de setembro pela imposição de Dom Sérgio Rocha. A posse está prevista para o dia 12 de setembro.

 

Padre Giovani Carlos Caldas Barroca nasceu em 14 de fevereiro de 1969, em Brasília (DF). Estudou filosofia e teologia no seminário Nossa Senhora de Fátima, de 1987 a 1994. Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – DF, Arquidiocese de Brasília, em 03 de dezembro de 1994.

Ele tem Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, Pós-graduação em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano. Tem conhecimento da língua alemã, italiana e espanhola. Atualmente estava como pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas (DF), Arquidiocese de Brasília, desde 08 de fevereiro de 1995.

Monsenhor Giovani é ainda fundador da Comunidade Católica Vida Nova, e vigário Episcopal do Vicariato Leste, na Arquidiocese de Brasília, desde 18 de junho de 2016. Estava também, atualmente, como professor de Lógica e filosofia no Seminário Maior de Brasília, no Seminário Redemptoris Mater, na Faculdade de Teologia de Brasília (Fateo) e de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Brasília.