Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 12, pela Polícia Federal, a chamada operação Flight Level, que visa combater os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Até o momento, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas de 29 pessoas físicas e também jurídicas, sequestro de 15 veículos, 5 imóveis e 8 aeronaves, além da suspensão de atividades de 6 empresas. 

Os mandados judiciais foram expedidos pela 11° Vara Criminal Especializada da Seção Judiciária de Minas Gerais e estão sendo cumpridos em Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Lagoa Santa e Belo Horizonte. 

As investigações tiveram início em outubro de 2020, quando um avião executivo brasileiro que teria saído de Belo Horizonte, foi preso na cidade de Lisboa em Portugal, transportando 175 quilos de cocaína. A Polícia Federal alega que os sócios/operadores dessa aeronave estavam participando de um esquema de transporte de drogas por meio de aviões particulares.

Foi identificado ainda que essa organização teria usado “laranjas” e “fantasmas” para a ocultação de muitos de seus bens que são frutos de atividades criminosas. Se condenados, os investigados podem pegar até 33 anos de prisão. Com essa operação, o prejuízo estimado para a organização criminosa foi de cerca de 30 milhões de reais.