Depois de ser finalista do Goianão 2020 e perder o título para o Atlético/GO, num jogo eletrizante no Estádio Antonio Aciolly com empate no tempo normal em 1 a 1 e perder o título na cobrança de penalidades, a torcida do Goianésia Esporte Clube viveu momentos dramáticos com o eminente risco de rebaixamento para a segunda divisão e a eliminação sumária do campeonato goiano 2021, com uma campanha abaixo do esperado.

A equipe não conseguiu nenhuma vitória nos seus cinco jogos realizados no estádio Valdeir de Oliveira, decepcinando a torcida que estava empolgada depois do vice-campeonato conquistado às vésperas do Goianão 2021.

"Dos males, o menor" já diz o ditado, desta forma ficou de bom tamanho a permanencia na primeira divisão do ano que vem, mas com o 8º lugar geral no campeonato a equipe perdeu as vagas no Brasileiro da Série D e Copa do Brasil em 2022, que ficaram com Grêmio Anápolis, Aparecidense e Anápolis.

Este doloroso cenário fez com que a diretoria anunciasse a renovação do elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D 2021, que começa em junho e o Goianésia Esporte Clube está no Grupo 5, junto com Gama, Nova Mutum/MT, Porto Velho/RO, União de Rondonópolis/MT, Jaraguá e Aparecidense.

Em recente reunião de diretoria foram tomadas várias decisões, dentre elas a permanência do técnico Ariel Mamede e a renovação de cerca de 80 % do elenco que disputou o goianão e a Copa do Brasil deste ano. Poucos jogadores devem permanecer e muitas novidades devem surgir no novo elenco, a maioria dos jogadores deverá ser de equipes do próprio futebol goiano.

A apresentação do novo elenco está prevista para acontecer no próximo dia 17 de maio.