Goiás vai distribuir os imunizantes do laboratório Janssen apenas para municípios com população maior do que 50 mil habitantes. A decisão foi acordada entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado possui 23 cidades com esta quantidade de moradores. Veja lista dos municípios contemplados no final do texto.

A expectativa da SES é que o primeiro lote das 93.800 doses fabricadas pelo laboratório Janssen chegue nos próximos dias. A vacinação é feita em dose única e os imunizantes podem ser armazenados em geladeiras comuns, segundo a fabricante.

A reunião também abordou o tema da logística da aplicação dos imunizantes nos municípios, já que o prazo de validade das vacinas está próximo. Elas podem ser aplicadas até o dia 27 de junho.

Também foi acordado no encontro entre o Governo do Estado e os secretários municipais que não há indicação para aplicação dessa vacina em gestantes.

Eficácia

O imunizante contra Covid-19 fabricado pelo laboratório da Janssen tem eficácia de 66% contra casos moderados e graves da infecção e de 85% contra casos graves. A vacina foi testada no Brasil durante a fase de estudos clínicos e recebeu autorização de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no dia 31 de março. A imunização é feita com dose única.

Lista de cidades que devem receber doses Janssen:

Goiânia
Aparecida de Goiânia
Anápolis
Rio Verde
Águas Lindas de Goiás
Luziânia
Valparaíso de Goiás
Trindade
Formosa
Novo Gama
Senador Canedo
Catalão
Itumbiara
Jataí
Caldas Novas
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Cidade Ocidental
Goianésia