Com foco em firmar parceria para cessão de uso do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e conhecer ações realizadas no Estado, uma comitiva da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) visitou, nesta semana, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Junto com diretores, gerentes e assessores da pasta, o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, recepcionou a equipe, composta pelo diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes Luz, o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Espínola Chaves, o coordenador da área administrativa financeira, Cláudio Lima, e o diretor executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Proderb), José Muniz Rebouças.

O Governo da Bahia, por meio da Adab, já havia firmado um Termo de Cooperação com o estado de Goiás, em 2019, para ter acesso ao Sidago. Porém, o processo não teve continuidade. Agora, a nova diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia retomou interesse pela tecnologia, que foi desenvolvida pelo Estado com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural, uma vez que pelo celular é possível acessar o sistema e emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), tirar notas fiscais, fazer cadastro de lavouras, autorização para aquisição de mudas, consulta de rebanho, declaração de vacinação, entre outros.
 
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que o Sidago é uma plataforma criada em Goiás e que hoje é referência no País. “Já exportamos para 14 estados, unidades da Federação que conheceram o sistema, verificaram a importância da tecnologia e assinaram acordos de cooperação para poderem utilizar o Sidago como forma de desburocratizar o trabalho do produtor”.
 
Plataforma Sidago
O Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa. A plataforma integra informações estratégicas de defesa agropecuária animal e vegetal, acompanha em tempo real o trânsito agropecuário e permite ao gestor a tomada assertiva de decisões.
 
Com a iniciativa, na palma da mão, de qualquer lugar do país, pecuaristas e agropecuaristas cadastrados podem acessar a plataforma que oferece informações para a tomada de decisões estratégicas no campo. “Essa procura de outros estados pelo Sidago só reforça que estamos no caminho certo em proporcionar uma plataforma que ajuda a modernizar e agilizar os serviços oferecidos aos produtores. Por isso, estamos abertos para esse intercâmbio de informações e parcerias”, reforça o gerente de Tecnologia da Agrodefesa, Carlos Henrique Castro Howes.