O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) adotou uma série de cuidados e práticas para promover e incentivar o aleitamento materno na unidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e de forma complementar até os 2 anos ou mais, com o objetivo de fortalecer a imunidade, prevenir doenças e estreitar os laços entre mãe e bebê. Nesse sentido, a OMS instituiu o Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Segundo Alessandra de Melo, Gerente da Equipe Multiprofissional do hospital, são diversos os benefícios que a amamentação pode proporcionar ao bebê. “Quando se fala em aleitamento materno, logo se pensa no vínculo entre a mãe e o bebê, mas a amamentação vai muito além. Ela protege o recém-nascido contra infecções respiratórias, diarreias e alergias, além de favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor”, explicou.
 
Alessandra reforça ainda a importância de uma equipe multidisciplinar para que os pacientes da instituição sejam atendidos da forma mais completa possível. “Se a criança chega aqui no Hugol e está em período de aleitamento materno, a equipe de fonoaudiologia vai acompanhar a mãe e o bebê para não perder a oportunidade de continuar esse aleitamento materno dentro da unidade. Por isso, o trabalho dessa equipe é tão importante”, salientou.