A partir do dia 1º de setembro o sistema de emissão de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs) será unificado em todo o Brasil e o processo passará a ser realizado exclusivamente por meio do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) do Governo Federal. O enederço é o https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional. 
A medida foi determinada pela Resolução n° 169 do Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN), órgão responsável por regulamentar e implementar o Simples Nacional no país. 

Sendo assim, o sistema para emissão dos documentos por MEIs por meio do Portal da Prefeitura será desabilitado no início do mês que vem.

"Trata-se de uma mudança determinada pelo Governo Federal e que vale para todos os municípios", explicou o diretor do Departamento Municipal de Finanças e Contabilidade, Rodolfo Silva Pinto. "Um dos principais objetivos da alteração é a padronização da emissão de documento fiscal, com validade nacional". 

Para auxiliar os contribuintes durante esta transição, o Governo Federal disponibilizou vídeos com orientações para cadastro no novo sistema e emissão de notas.