O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Baseado em Inteligência Artificial, no prestigiado Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital, com o projeto Inteligência Artificial Contra a Mortalidade Infantil (Caren).
 
O evento, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/8), durante a 50ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para Gestão Pública (Secop), em Brasília, teve como objetivo celebrar e incentivar o desenvolvimento de projetos que promovam a modernização da gestão pública em benefício do cidadão brasileiro. O público-alvo do evento abrange profissionais do setor público nas esferas federal, estadual e municipal.
 
O Prêmio Abep de Excelência em Governo Digital – Gov. Digital, antigo Prêmio e-Gov, é um selo de reconhecimento criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em colaboração com o Ministério da Fazenda.
 
Mortalidade infantil
O Caren foi desenvolvido pela Gerência de Inovação da Superintendência de Tecnologia e Inovação da SES, visando reduzir a taxa de mortalidade infantil. Ele utiliza tecnologias de ciência de dados e inteligência artificial para mensurar a atenção requerida no cuidado de cada recém-nascido internado, permitindo o aperfeiçoamento do uso de recursos humanos com base na prioridade do atendimento.