A Câmara Municipal de Goianésia inaugurou nesta terça-feira, 29 de agosto, a Galeria Lilás vereadora Izaltina Alves da Fonseca, um espaço dedicado às ex-vereadoras do município.
 
A galeria foi instalada no saguão da Câmara Municipal de Goianésia, onde estão outras várias galerias e tem por objetivo a exposição fotográfica de mulheres que ocuparam cadeiras no parlamento municipal.
 
A cerimônia de instalação da galeria contou com a presença de várias ex-vereadoras que descerraram, ao lado do presidente Múcio Santana e da atual vereadora Salete Carrilho, a fita inaugural da galeria que presta homenagem a ex-vereasdora Izaltina Alves da Fonseca, primeira mulher eleita vereadora em Goianésia.
 
Primeira mulher no parlamento goianesiense

O homenageada com a Glaeria Lilas de ex-vereadora na Câmara Municipal de Goianésia, Izaltina Alves da Fonseca era mineira de nascimento, chegou a Goianésia com a família em 1966, sendo que aos 23 anos de idade foi candidata a vereadora e foi a primeira mulher a ser eleita para ocupar uma cadeira no parlamento goianesiense, fazendo parte da sétima legislatura (1977/1983) e da oitava legislatura (1983/1988), deixando um legado de serviços prestados à comunidade goianesiense.

Formou-se advogada e foi diretoria da OAB-GO, da subseção de Goianésia e o Conselho Seccional.