A cada ano, a violência contra a mulher apresenta números impressionantes, pensando em combater essa crescente, o mês de agosto foi instituído como dedicado à conscientização pelo fim deste crime. O “Agosto Lilás” busca chamar a atenção da sociedade para o tema e alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência, incentivando as denúncias e tentando levar informação através da conscientização.

A Prefeitura de Goianésia desenvolve a Campanha “Agosto Lilás” que nasceu como forma de divulgar e reforçar as medidas de combate à violência contra mulher, em especial a Lei 11.340, Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006. Prestes a completar 17 anos, a Lei se deu pela necessidade de amparar as vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Para a legislação, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, todas as mulheres têm os direitos fundamentais assegurados.

“A campanha é uma ação que surgiu de um Projeto de Lei de uma deputada federal e que tem como objetivo alertar sobre a importância do enfrentamento à violência. A administração pública tem ações de combate, mas ainda assim, nós vereadores, representantes do povo junto a gestão municipal, precisamos de mais ações e projetos para defender nossas mulheres. Me coloco no lugar de que devo colaborar com essa problemática”, destaca a secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos Taiza Andrade.