Acompanhado da equipe diretiva, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, recebeu na tarde desta terça-feira (26/9), a visita do vice-governador Daniel Vilela, que conversou com os servidores e circulou pelos departamentos da instituição, entre o bosque de plantas nativas do Cerrado, o banco de germoplasma de pequi, o viveiro de mudas, o jardim clonal e o bosque de pequis anão.

“Muito feliz de estar recebendo nosso vice-governador aqui na Emater e apresentar para ele os trabalhos que estamos desenvolvendo aqui tanto na pesquisa quanto na área técnica. Agradeço pelo apoio e por todo respaldo que ele tem dado para Agência para seguir avançando no atendimento aos produtores rurais de todo nosso estado”, declarou Rafael Gouveia, ao lado de Daniel no Complexo de Inovação Rural da Emater.
 
Vilela, por sua vez, ressaltou que a pasta é um orgulho de todos os goianos. “A Agência vem se destacando constantemente com a pesquisa e com a extensão rural, sendo um suporte significativo para os agricultores familiares. Além disso, temos que divulgar a ciência que é desenvolvida aqui na Emater, braço que nos coloca como referência nacional”, afirmou.

A visita foi guiada pela pesquisadora da Emater Dra. Elainy Botelho que relatou o histórico de pesquisas com o pequi, iniciadas há mais de 25 anos, além de outras cultivares nativas do cerrado que são estudadas e monitoradas pela Emater. Também participaram a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, o diretor de Gestão Integrada, Danilo de Azevedo e o chefe de gabinete, Edilson Alencar.