A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, na manhã desta quinta-feira, 5, de sessão solene em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com entrega de Certificado do Mérito Legislativo. A iniciativa foi do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), que também tem formação em fisioterapia e já atuou na linha de frente em Trindade.

Além do deputado, participaram da mesa dos trabalhos a presidente da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Érica Oliveira de Araújo; o secretário de Saúde de Trindade, Gustavo Luiz de Queiroz; e a vereadora por Araguapaz,  Elizabete, que também é agente comunitária de saúde. 

Galindo relembrou alguns momentos expressivos e relevantes vividos com os profissionais dessa categoria. “Ao longo da nossa história, sempre pedimos pela classe. Num primeiro momento fui até a Câmara Municipal de Trindade defender o trabalho de vocês, que sempre demonstraram muito carinho no cuidado com outras pessoas. Hoje estou aqui como cidadão comum, que vê vocês entrando de casa em casa para cuidar das pessoas e me orgulha muito saber que vocês agregam valor para a sociedade.”

O legislador ressaltou que os agentes podem contar com um padrinho atuante, porque não poupará esforço para ajudá-los a alcançar tudo que precisarem. "Podem me ver como parceiro defensor dos agentes que trabalham em prol da melhoria da saúde em Goiás.”

A presidente da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Érica Oliveira de Araújo, pontuou que receber essa homenagem era motivo de muito orgulho, especialmente por representar mais de 8 mil agentes de saúde e endemias em Goiás e mais de 300 mil em todo o País. “Ter uma categoria reconhecida nacionalmente é um orgulho".