Procon Goiás divulgou seus rankings de reclamações contra empresas prestadoras de serviços para o mês de setembro. Pela segunda vez seguida as empresas 123Milhas e Equatorial lideram os colocados. Um cenário similar ao encontrado no mês de agosto, quando as duas empresas também ocuparam posições semelhantes pela alta busca e reclamação.

Em número brutos, se encontra em primeiro lugar, novamente, a empresa online de agências de viagens 123Milhas, com 71 reclamações feitas pelo site do Procon, e 37 buscas presencialmente na agência fiscalizadora. Totalizando um total de 108 procuras, um número menor do que os 273 levantados no mês de agosto, potencialmente evidenciando uma queda na procura pública.

A outra empresa destaque no levantamento foi a Equatorial de Goiás, com 69 buscas pelo sistema do site do órgão e 36 reclamações presencialmente na agência, com total de 105 procuras, ocupando o terceiro lugar. Também no mês passado, a concessionária ficou em segundo lugar nas pesquisas com mais de 167 buscas, uma redução no mês de agosto para setembro.

Recentemente, a empresa passou por uma autuação do Procon e poderá a pagar multa de até R$ 11 milhões pelas constantes falhas de energia elétrica na capital. Em resposta, a empresa está sendo convocada pelo governo do estado para apresentar provas dos seus investimentos bilionários além de projetos para melhoramento da prestação de serviço.

A Equatorial sustentou que as quedas podem ter sido elevadas devido a condições climáticas. “A situação de elevada sobrecarga da rede elétrica decorrente da excepcional onda de calor que assolou o país, em particular o Centro Oeste, que levou a problemas no fornecimento de energia em algumas regiões no estado. Situação esta que ocorreu no país inteiro, e afetou todo o sistema elétrico nacional”, disse em nota.

“Foi mostrada a evolução do DEC FEC, indicadores de duração e frequência de falta de energia; os investimentos de R$ 1,38 bilhão somente no primeiro semestre e a redução de 19% nas reclamações registradas contra a distribuidora. Inclusive com redução de quase 50% das reclamações no PROCON GO na comparação com o mesmo período do ano anterior”, relatou a entidade.