Autoridades de todo o país se reúnem em Goiânia, nos dias 7 e 8 de dezembro, para debater sobre financiamento e gestão dos sistemas de ensino público durante o Congresso de Gestão Estratégica Educacional Educa2023. O evento tem como principal objetivo abordar questões relevantes para os gestores de redes educacionais, com foco no dia a dia dos profissionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site congressoeduca.com.br.
 
Quais ferramentas e métodos podem contribuir para uma maior captação de recursos para uma rede municipal de educação? Como planejar a gestão para oferecer uma educação de qualidade para os alunos? Perguntas como essas serão respondidas por profissionais com experientes na área, que, além de palestras, farão atividades de mentoria com os participantes.
 
Especialista em planejamento educacional, Leomir Araújo será um dos palestrantes e mentores do evento. Ele fará a palestra de abertura do congresso, sobre planejamento da gestão educacional, com o tema: “Entendendo todos os recursos do financiamento da educação no meu município”.
 
Leomir Araújo afirmou que o evento é voltado para todos os profissionais que atuam com gestão e planejamento nas secretarias de educação. “Vamos falar sobre a parte administrativa, jurídica, estratégica e até pedagógica. Vamos destacar, por exemplo, quais elementos da parte pedagógica podem contribuir para maior captação de recursos para os municípios”, explicou Leomir.
 
Com mais de 15 anos atuando na capacitação de gestores em municípios, Leomir afirma que trará ao congresso sua percepção sobre “os problemas que são mais difíceis de resolver”. “Queremos que este evento permita aos gestores construir aquilo que é essencial em termos de ferramentas e métodos para garantir não só um financiamento, mas uma boa gestão da educação pública”, destacou.
 
Como exemplo prático sobre ações que podem contribuir na captação de recursos na educação, Leomir cita a contabilização e informação do número de alunos da rede ao censo escolar, uma tarefa que deve ser feita anualmente pelos municípios. Outro exemplo é a importância de estar capacitado para a elaboração de projetos bem estruturados.