Depois de passar por 18 municípios goianos, a fase final dos Jogos Abertos de Goiás 2023 ocupa, entre os dias 8 e 10 de dezembro, diversos locais espalhados pela capital. Com quase 10 mil atletas participantes, a iniciativa é da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e ocupará pontos como o Goiânia Arena, o Ginásio Rio Vermelho, o Centro de Excelência e o Sesc (Faiçalvile e Universitário).
 
Os campeões de cada modalidade de quadra (futsal, vôlei, basquete e handebol) foram classificados para a fase final, em que serão adicionadas mais 20 modalidades no programa de competições, incluindo as do paradesporto. O Governo de Goiás oferece toda a estrutura e logística para a realização da competição, o que inclui o custeio de materiais esportivos, além de alojamento e alimentação para todos os participantes, sendo atletas, comissões técnicas, arbitragem e staffs.
 
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Edson Sales destaca a importância que os Jogos Abertos exercem no fomento ao esporte goiano. “Uma competição como essa movimenta o esporte nos quatro cantos do estado. Vários municípios se envolveram nas primeiras etapas do evento, e agora temos a grande final em Goiânia, em que os atletas chegam ao mais alto nível de performance, em uma bonita confraternização do esporte”.