Depois de receber, na tarde dessa quinta-feira (8/2), 72.818 doses da vacina Qdenga, da farmaceutica Takeda, contra a dengue, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira (14/2). A informação foi divulgada pela pasta que reforçou que, neste primeiro momento, 51 municípios goianos serão abastecidos com o imunizante. 

A SES informou ainda que as doses recebidas já estão nos 51 municípios goianos, das regionais Central (26) e Centro-Sul (25), e começam a ser aplicadas a partir da próxima quinta-feira (15/2).  A faixa etária, que originalmente foi definida de 10 a 14 anos, foi restringida neste momento para 10 e 11 anos. 

Estratégia
A estratégia, definida em conjunto com secretários municipais de saúde, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) é que os 51 municípios iniciem ao mesmo tempo a vacinação para que não ocorra migração de pessoas de uma cidade para outra em busca da imunização. Além disso, alguns municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. 
 
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, todas as decisões foram tomadas em conjunto. “Todas esses critérios foram elencados pelos municípios, discutidos e colocados em votação. Foi tudo consensual para que começássemos na quinta-feira. Inclusive muitos iniciarão a vacinação em escolas, que é uma orientação do Ministério da Saúde porque essa faixa etária está na escola e lá é possível acompanhar e dar seguimento à imunização, que tem duas doses.” 
 
Restrições
A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina