O Procon Goiás fez um alerta aos consumidores para que não caiam em golpes durante o Dia do Consumidor, que ocorre nesta sexta-feira (15/3). A data é conhecida como a “Black Friday” do primeiro semestre no comércio brasileiro. Uma das dicas é tomar cuidado com as propagandas agressivas, como “últimos minutos para aproveitar”, “corra que são as últimas unidades” ou “desconto imperdível”.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, isso pode ser uma armadilha. “É importante desconfiar das promoções mirabolantes ou produtos e serviços que estejam com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Avalie com calma a sua necessidade de compra, pois preços muito reduzidos ou promoções que parecem muito boas podem ser sinal de tentativa de fraude”, explica.

Antes de efetuar uma compra, o ideal é analisar a idoneidade da empresa, conferindo os dados comerciais, como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ. Ainda, observar se a empresa possui site oficial e redes sociais e prestar atenção no conteúdo postado. Se não tiver indicação de familiares ou conhecidos, o cliente pode acessar plataformas como Reclame Aqui, para verificar se já existem denúncias e reclamações referentes ao estabelecimento.