Os presidentes da AGM e FGM, Paulo Sérgio Rezende (Pau­linho) e Haroldo Naves, respecti­vamente, emitiram nota, ontem, em que lamentam a decisão do governo federal de não transfe­rir o Auxílio Financeiro aos mu­nicípios relativo ao ano de 2017. 

As duas entidades sustentam que a liberação de recursos foi compromisso firmado pelo pre­sidente Michel Temer, após mo­bilização do movimento muni­cipalista coordenado pela Frente Nacional de Municípios (CNM) e entidades representativas dos pre­feitos de todo o País, no último mês de novembro, em Brasília.

Segundo Paulo Sérgio Rezen­de, a decisão agrava a crise finan­ceira dos municípios, “que tive­ram grandes perdas financeiras em 2017, e ainda se encontram com atraso de salários dos servido­res, fornecedores e prestadores de serviços e sem qualquer capacida­de de investimentos. “O não repas­se do AFM para o exercício de 2017 desestabiliza ainda mais as con­tas públicas dos municípios e fará com que o exercício de 2018 já se inicie prejudicado, com o acúmu­lo de dívidas afetadas pela falta de compromisso do governo federal”.