Será realizada hoje uma reunião entre o Governador Ronaldo Caiado e os representantes do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos que congrega a maior parte da categoria e encaminhará ao governador um documento que tem, como primeiro ponto, que seja feito o pagamento de dezembro. A posição, assim, contraria o que pensa Caiado.

A entidade que tem mais servidores filiados é o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego). A presidente Bia de Lima, que está de férias em Jataí e retorna a Goiânia para a reunião, confirma, ao Diário de Goiás, que a categoria já sabia da situação difícil há muito tempo e já mandou avisos. “O servidor da educação já está no prejuízo”, diz ela ao relatar que em 2018 não foi pago o bônus e nem o auxílio-alimentação. Ela é contra priorizar janeiro, em detrimento de dezembro.

O presidente da União Goiana dos Policiais Civis (UGOPOCI), José Virgílio, responde de forma incisiva sobre o assunto. “É um absurdo”, diz ele sobre a posição de Caiado e a prioridade para a primeira folha de 2019. Ele aponta que o pagamento da folha de dezembro “é uma questão de sobrevivência, alimentar”.

Questionado sobre a situação mostrada pelo governador e da busca da negociação apontada por ele diante da reaidade financeira do Estado, o líder dos policiais civis diz que “compreender a dificuldade, a gente compreende”, mas, primeiro, a categoria quer receber o mês de dezembro.