A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça de Goiás determinou a abertura de Inquérito Policial para apurar crimes ambientais praticados pelo Prefeito de Jaraguá, Zilomar de Oliveira (PSDB), que não fez a gestão necessária para o aterro sanitário de Jaraguá que se transformou em LIXÃO.

De acordo com o Ministério Público, há mais de dois anos o prefeito atual assumiu a gestão e foi notificado a resolver o problema do lixão em Jaraguá e mesmo assim nenhuma ação por parte da Prefeitura foi executada.

Nesse período foi assinado um TAC, para que ao menos fosse colocado um guarda no local, para evitar incêndios e a queima do lixo, assim como manter um trator para trabalhar no aterrar com os resíduos evitando mau cheio, no entanto nada foi cumprido.

Na última semana novamente a Policia Rodoviária Federal notificou o Ministério Público sobre o odor/fumaça e um incêndio criminoso que causou a morte de vários animais que vivem no lixão.

O desembargador João Waldeck Félix de Sousa assinou despacho do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás autorizando o Poder Judiciário em Jaraguá a tomar providências para abertura de inquérito para investigar a denúncia feita pelo Ministério Público.