O Governo de Goiás anunciou o fim do programa Goiás na Frente e com decisão já oficializada com a assinatura do decreto 9.436, que suspende a execução de todos os 395 convênios firmados. Eles devem ser sejam concluídos, rescindidos, denunciados ou alterados em até 90 dias . As notificações para as 221 prefeituras tiveram início nesta quinta-feira (2).

Para o secretário de Governo, Ernesto Roller, o principal objetivo é fazer com que o dinheiro que não foi utilizado em obras pelos municípios retorne para os cofres estaduais e sejam voltados para as conclusões de obras tidas como “prioritárias”. 

O decreto ainda aponta que, após a notificação, os municípios terão 15 dias para informar o estágio da execução dos convênios e apresentar a intenção de encerramento ou continuidade. Roller explica que, caso desejem prosseguir com as obras, o município terá que arcar com recursos próprios.

O Goiás na Frente foi criado em março de 2017 e celebrou mais de R$ 500 milhões em convênios com as prefeituras. A dívida somada ultrapassa R$ 333 milhões com 1968 parcelas em aberto.

De acordo com o Segov, dos 395 convênios apenas 23 foram entregues e outras 372 serão normatizados via decreto governamental.