Depois de grande mobilização da comunidade de Goianésia e cidades vizinhas, o Governador Ronaldo Caiado recuou e cedeu aos apelos da sociedade mantendo em atividade o Campus Goianésia da Universidade Estadual de Goiás e anunciou que o vestibular 2020/1 vai ser realizado oferecendo 160 vagas para os 04 cursos existentes na UEG de Goianésia.

As inscrições ocorrerão entre os dias 9 de outubro e 11 de novembro e as provas serão no dia 15 de dezembro. O vestibular terá novidades. De acordo com o reitor interino, Rafael Borges, os candidatos vão se inscrever no curso que desejam e em três opções de unidades onde gostariam de estudar. Os mais bem classificados vão estudar na primeira opção de unidade. “Se um aluno escolher uma turma que não tiver disponibilidade, o sistema vai indicar a segunda e terceira opções”, explicou o reitor.

O anúncio do edital e das mudanças no vestibular foram feitas em entrevista com a participação do governador Ronaldo Caiado. O governador disse que a novidade visa mudar o viés da UEG. “Vamos tirar da universidade o viés político, partidário e eleitoral. O foco da UEG será o estudante”, afirmou.“

A novidade do vestibular, disse o reitor, será o foco no estudante. Ele vai definir onde quer estudar e isso vai direcionar o funcionamento da universidade. “A UEG não pensa como universidade, mas como várias faculdades dispersas. Agora passará a pensar como universidade para entregar o que interessa ao aluno”, disse o reitor. Ele informou que o edital do vestibular 2020 estava pronto desde julho, mas que não foi divulgado por “briga ideológica e disputa política interna”.

O último Enade foi divulgado na semana passada. Os cursos de ciências econômicas, em Itumbiara, e ciências contábeis, em Uruaçu, ficaram com nota 1. Além destes, outros cinco cursos já tinha a mesma avaliação e ficarão fora do vestibular. “Também há os cursos com nota 2, que o Conselho Superior já havia decidido não mais fazer novas provas”, disse o reitor. Ele garantiu, contudo, que os alunos desses cursos não serão prejudicados.

As inscrições para o vestibular também ficaram mais baratas. A taxa para o curso de medicina, o mais caro, caiu de 280 reais para 180 reais. Arquitetura será de 120 reais e os demais cursos custará 100 reais (era 120 reais)