O sábado, 28 de maio de 2022, foi de reunião festiva para a família de dona Maria Josefa Silva, moradora da Rua 19 no Bairro Carrilho, região oeste de Goianésia, onde os familiares se reuniram para um almoço em comemoração aos 110 anos da matriarca da família.

Nascida em 25 de maio de 1.912, na cidade mineira de Bambui, Maria Josefa Silva, em um levantamento preliminar e extra-oficial, é a mulher mais velha residente em Goianésia.

No sábado, ifoi dia de irmãos, filhos, netos, bisnetos, e uma trineta, participarem do almoço comemorativo, enchendo de muita alegria o coração de Dona Zefa, como é carinhosamente chamada pela família e pelos vizinhos no Bairro Carrilho.

Dona Maria Josefa ao longo da vida se casou três vezes, mãe de oito filhos e a família é constituida ainda por 12 netos, 16 bisnetos e uma trineta.

O repórter Cleber Martins Biloca, da Rádio Boa Nova FM, que fez uma matéria especial sobre a data e a vida da dona Josefa, relatou na reportagem que centenária moradora de Goianésia pôde presenciar o governo de 30 presidentes da República, sendo que no ano que ela nasceu o país era governado por Hermes da Fonseca (1910 a 1914), e deesde então outros 28 presidentes assumiram o comando do país.

Cleber Martins ainda publicou na matéria que Dona Zefa acompanhou, pelo rádio ou pela TV, todas as participações da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, competição iniciada em 1930 no Uruguai e que este ano será no Catar, sendo a 22ª edição.

Na época de seu nascimento, a Igreja Católica era administrada pelo Papa Pio X, o 257º papa da igreja, de lá pra cá, já foram nove papas.

Em 1912 teve também o naufrágio de Titanic, onde 1.500 pessoas morreram. Outra comparação que chama a atenção, é o fato dela ser 14 anos mais velha que a Rainha Elisabeth, da Inglaterra.

No período de vida de dona Maria Josefa também aconteceram as duas guerras mundiais - Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Criou os filhos e orientou a família com muita dedicação e responsabilidade de uma matríarca preocupada em dar exemplos.

Ao final do almoço, os familiares cantaram o Parabéns pra você e fizeram orações de agradecimento pela vida da centenária dona Maria Josefa Silva.