O calendário cultural de Goiás será movimentado em setembro com a realização das tradicionais cavalhadas em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás. Na primeira cidade, os festejos acontecem nos dias 09 e 10 de setembro, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes. Já em Corumbá de Goiás, a festa ocorre entre os dias 09 e 11 de setembro, no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo. O investimento do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi de R$ 200 mil em cada município para a realização das festas.
 
As Cavalhadas de Pilar de Goiás têm 127 anos de história e integram a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro. A programação tem início às 05h da manhã com uma missa na Igreja Matriz da cidade. Em seguida, os cavaleiros percorrem as principais ruas da cidade ao som da bandinha imperial e do repique dos sinos. Durante a festa, acontece ainda a Corrida do Encamisado, o desfile da princesa Floripa e a tradicional batalha entre mouros e cristãos.
 
Já em Corumbá de Goiás, as Cavalhadas acontecem durante a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. As apresentações ocorrem ao som da Banda 13 de maio, uma das mais antigas do Estado. Segundo historiadores, há relatos de que as Cavalhadas começaram a ser realizadas na cidade em 1752, durante a festa do Divino Espírito Santo. 
 
A batalha entre mouros e cristãos foi encenada de maneira esporádica na cidade por cerca de 200 anos até 1980, quando passaram a ser realizadas, anualmente, na festa da padroeira. Um dos diferenciais da festa em Corumbá de Goiás é a grande participação de mulheres no grupo dos mascarados. Em 2019, último ano da encenação presencial, elas representaram metade do total de 660 mascarados inscritos.
 
Circuito das Cavalhadas
Em 2022, o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios: Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e cidade de Goiás. Entre 2021 e 2022, foram transferidos R$ 3,1 milhões em recursos estaduais para serem utilizados na realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.
 
Mouros e cristãos
As Cavalhadas são a representação das batalhas entre mouros e cristãos na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. Na festa, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
 
 
Programação
 
Cavalhadas de Pilar de Goiás
Quando: 09 e 10/09 
Onde: Estádio Municipal Homero Macedo Gomes - Rua do Estádio, n. 2, Pilar de Goiás (GO)
 
Cavalhadas em Corumbá de Goiás
Quando: 9, 10 e 11/09
Onde: Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo - Av. Nicodemos Costa, Bairro da Torre, Corumbá de Goiás (GO)