O alinhamento dos planetas Mercúrio, Júpiter, Vênus e Marte com a lua poderá ser visto a olho nu por moradores de Goiás nesta terça-feira (28). O diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul Ary Martins explicou que Urano também ficará alinhado, mas este não deve ficar visível sem uso de equipamentos. Segundo ele, o fenômeno deverá ser visto no crepúsculo da tarde, entre o pôr do sol e a noite.

“Para observar esse evento, não é preciso que o céu esteja absolutamente limpo, ele pode até apresentar nuvens, desde que sejam nuvens mais espalhadas. Ele será observado a partir do crepúsculo vespertino, ou seja, aquela transição entre a tarde e a noite”, contou Ary.

Ary contou que os planetas mais fáceis de identificar são Marte, que estará logo ao lado da Lua Crescente, e Vênus, que também estará “bastante brilhante”.

“Primeiro, nós teremos a lua ao lado de Marte, que terá um brilho bem apresentável, numa região do céu que perfila com as estrelas brilhando, só isso já seria fantástico. Logo abaixo, na mesma região do céu, para deixar mais interessante ainda, nós temos Vênus bastante brilhante”, contou.

Segundo o diretor do clube de astronomia, Júpiter e Mercúrio estarão mais abaixo e podem ser mais difíceis de visualização. Ary contou que Urano não ficará visível a olho nu.

“Mais abaixo, dependendo do horário, a gente ainda consegue ver Júpiter e Mercúrio. Mercúrio fica mais difícil, esse só quem tem um horizonte muito ideal e na hipótese do céu estar bem limpo”, disse Ary.

Ary contou que o grupo do clube de astronomia deve se reunir em Goiânia para observar o fenômeno, que também poderá ser observado ao longo da semana, mas, poderá ser mais visível nesta terça-feira.

“Hoje temos o lado positivo de que, como a lua se encontra mais alta no céu, ela vai demorar mais a se por, então, ainda que durante o entardecer o céu não esteja em condições muito otimistas de observação, durante o início da noite, até mais ou menos 21h30, é possível que ele se evolua e que apresente uma situação mais favorável para observação”, contou.