Uma das regiões de maior potencial turístico do estado, devido ao Parque Terra Ronca, o nordeste Goiano vem sendo alvo constante de investimentos por parte do Governo de Goiás. O mais recente foi divulgado nesta sexta-feira (10/11), quando o governador em exercício, Daniel Vilela, autorizou a construção de um trecho rodoviário de 37 quilômetros na GO-108, em Guarani de Goiás. A intenção é levar os turistas ainda mais próximo das carvernas. Ao todo, o gasto deve superar a casa dos R$ 72 milhões.
 
Na ocasião, Vilela aproveitou para vistoriar a GO-110, cujo um trecho de 50 quilômetros, entre Iaciara e São Domingos (distrito de Estiva), está sendo pavimentado, com investimento de R$ 82,9 milhões.
 
Nos dois casos, os serviços ficam a cargo da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e incluem, além do asfalto com alto padrão de qualidade, sinalização e itens de drenagem. “O governo Ronaldo Caiado faz obras inteligentes para atender a região e, consequentemente, fazer com que o nosso estado possa crescer e se desenvolver”, assegurou Daniel.
 
Para o prefeito de Iaciara, Wagner Sampaio, a obra é “um sonho que se torna realidade”. A expectativa é de que a melhoria na infraestrutura possa fomentar a economia local, se somando a outras iniciativas do Governo de Goiás. “São muitas obras, ações e programas para que a gente possa permitir que essa população tenha oportunidades de vida, que possa se desenvolver aqui, trabalhar e criar as suas famílias em boas condições”, complementou o governador em exercício. Alguns exemplos são a Operação Goiás Alerta e Solidário, de ações preventivas na época chuvosa; e o projeto de fruticultura do Vão do Paranã.
 
O Parque Estadual de Terra Ronca, localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, abriga a terceira caverna mais extensa do país, a Gruta de São Mateus, com mais de 23 quilômetros e é um dos maiores complexos de cavernas e grutas da América do Sul. A área possui mata virgem, cachoeiras, rios, trilhas e mais de 250 cavernas, sendo cinco delas abertas à visitação. A unidade de conservação é gerida pela administração estadual.
 
Mais entregas
O município de Posse foi contemplado, também nesta sexta-feira, com obras do programa Goiás em Movimento, que repassa recursos para recuperação asfáltica de ruas e avenidas. Na ocasião, o governador em exercício assinou ordem de serviço para início dos trabalhos.
 
“Ainda na região, as máquinas vão passar por Mambaí, Monte Alegre de Goiás, São Domingos e Terezinha de Goiás, que fazem parte deste mesmo lote”, garantiu o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto. “Estamos ganhando o maior recapeamento das cidades do estado de Goiás”, disse o prefeito de Posse Helder Bonfim, que agradeceu o trabalho do Governo do Estado.