Recuperação de nascentes, redução de emissão de carbono, políticas de bioinsumos, avanços nos licenciamentos ecológicos e uma lista de casos bem sucedidos de boas práticas de uso de solo. Ao longo de 2023, Goiás fez jus ao lugar que ocupa, no coração do Brasil, e cumpriu um papel importante na evolução do debate acerca da agenda ambiental. Como reflexo do movimento, o estado foi o que mais avançou na produção sustentável de energia, ficando em quinto no ranking de capacidade de geração própria de eletricidade. O bom despenho foi combustível para a criação do Programa GO - Solar 2024, iniciativa do Sebrae Goiás e que foi lançado na noite desta quarta-feira (7/2), em Goiânia.

Na prática, o Solar 2024 vai oferecer soluções para quem consome energia, e sofre com os constantes reajustes tarifários, ao mesmo tempo em que capacita, numa jornada de 12 meses, e oferece uma oportunidade de mercado a quem trabalha com serviços ligados ao tema, como elaboração de projetos, instalação e integração de painéis, além da manutenção e de venda de peças para os mesmos.

No caso dos prestadores de serviços, a iniciativa vai abranger diversos aspectos empresariais, desde processos internos e presença digital até branding, finanças, marketing, vendas e regulação do setor de energia solar. No lançamento desta quarta-feira (7/2), fornecedores foram divididos em grupos e, durante uma dinâmica, cada time simulou um plano de negócios, apontando, por exemplo, problemas, causas e soluções nas vendas/oferta de serviços relacionados a energia solar.