Dois empreendimentos da Anglo American no Brasil – Barro Alto (níquel) e Minas-Rio (ferro) – receberam o inédito reconhecimento mundial do padrão IRMA, sigla em inglês referente à “Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável”.

As duas minas alcançaram o nível de desempenho IRMA 75, após serem avaliadas por auditores independentes.

Foram observados cerca de 400 requisitos, divididos em quatro princípios: integridade nos negócios, legado positivo, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.

De acordo com Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil, o padrão IRMA 75 evidencia o compromisso da empresa no cumprimento do seu Plano de Mineração Sustentável.

Segundo ela, tal estratégia norteia as ações da companhia por meio dos pilares ambiental, social e governança, através do diálogo constante com as comunidades anfitriãs.

“Entendemos que a mineração só faz sentido se for pensada para o bem de todas as partes interessadas. Isso inclui operações cada vez mais seguras e responsáveis, iniciativas em prol do meio ambiente, inovações ligadas à transição energética e à descarbonização, entre outras importantes ações que vão ao encontro dos nossos valores e do propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou a presidente da Anglo American no Brasil.

Na visão do diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Ivan Simões, a auditoria da IRMA proporcionou oportunidade de avaliação independente do desempenho das duas operações em relação às melhores práticas internacionais de sustentabilidade e responsabilidade.

“Isso reflete nosso compromisso com a transparência e com a busca pelos mais altos padrões. Estamos imensamente orgulhosos do trabalho desempenhado pelas equipes do Minas-Rio e de Barro Alto e esperamos continuar transformando o setor mineral, em alinhamento às demandas da sociedade”, explicou o executivo.

SAIBA MAIS SOBRE O PADRÃO IRMA – Considerado um dos processos de certificação mais rigorosos do mundo, o padrão definido para a Mineração Responsável da IRMA foi desenvolvido ao longo de uma década.

Para tanto, pautou-se em consultas públicas que incluíram empresas de mineração, clientes e usuários finais de produtos minerários, ONGs, sindicatos e comunidades.

As minas auditadas podem ser avaliadas em quatro níveis: IRMA Transparency, IRMA 50, IRMA 75 e IRMA 100.

Os relatórios do Minas-Rio e de Barro Alto podem ser encontrados no site do IRMA [Com informações da assessoria de imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]