Estão abertas as inscrições para o desenvolvimento da cadeia produtiva de fruticultura de Barro Alto, Niquelândia e Goianésia. Por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, a Anglo American oferece treinamento, apoio técnico, suporte à comercialização, além da disponibilização de mudas, insumos e kits de irrigação a produtores rurais desses municípios.

A iniciativa, que conta com a parceria da ONG TechnoServe Brasil, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), das prefeituras locais, dentre outros apoiadores, é voltada para produtores, associações e cooperativas interessadas no cultivo de mirtilo, açaí, maracujá, entre outras possibilidades. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas.

Conhecido como CRD (sigla em inglês para Desenvolvimento Regional Colaborativo), o programa busca promover parcerias para geração de renda e emprego, com objetivo de criar alternativas econômicas de longo prazo nas regiões que acolhem as operações da Anglo American e, com isso, reduzir a dependência da mineração.

“Estabelecemos parcerias com organizações de diferentes setores para trabalharmos juntos em projetos de interesse mútuo, combinando recursos e competências. Acreditamos que a melhor maneira de contribuir para a formação de comunidades cada vez mais prósperas é incentivando-as a terem uma atuação ativa, de forma a se tornarem protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O CRD Fruticultura visará uma nova cadeia econômica na região, interligando os produtores locais à Rota da Fruta do Distrito Federal e entorno”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American.

A primeira fase do CRD Fruticultura terá duração de 20 meses, com início previsto para maio de 2024 e término em dezembro de 2025.

As inscrições vão até o dia 30 de abril e devem ser realizadas por meio deste link. Em caso de dúvidas, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a TechnoServe, pelos telefones ou WhatsApp: (31) 99588-9130 (falar com Thiago Castro) ou (62) 98283-0010 (falar com Lua Ohana).

 

Encontros abertos

Nos dias 10, 11 e 18 de abril, serão realizados encontros abertos às pessoas interessadas para esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre o programa

Barro Alto – 10/04 (quarta-feira), às 10h

                    Local: Sindicato Rural de Barro Alto (Rua Alfredo Sebastião Batista, Qd 04 LT 05 A - Centro)

Niquelândia – 11/04 (quinta-feira), às 13h

                    Local: Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Avenida Brasil, 258, Jardim Maracanã)

Goianésia – 18/04 (quinta-feira), às 14h

                    Local: Auditório da Faculdade Evangélica de Goianésia –Faceg (Avenida Brasil, 1000, Covoa)

 

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.