A 12ª edição do Agro é Social movimentou o município de Morrinhos nesta terça-feira (17/6) com ações voltadas à capacitação, inclusão produtiva e fortalecimento da agricultura familiar. Durante o evento, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, entregou 710 certificados de conclusão de curso e 547 cartões do Crédito Social, totalizando R$ 2,7 milhões em investimentos.
 
Gracinha enalteceu o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar, responsável por 70% do que é consumido na mesa do brasileiro. “Não podemos falar apenas dos grandes empresários, porque o agro é muito mais que isso. E o governo Caiado está rodando esse Estado [para levar benefícios]. O agricultor não quer favor. São homens e mulheres que estão acostumados na lida do campo, protegendo a sua terra, porque o seu lucro vem dali. Eles precisam do nosso apoio, e é isso que estamos dando”, comentou. 
 
A primeira-dama destacou ainda que o Agro é Social está inserido no Goiás Social, maior programa de combate à pobreza do Brasil. “Ele abre portas, leva capacitação e recursos, permite que o pequeno produtor melhore seu negócio, produzindo mais e melhor”, frisou. “Já fizemos 300 cursos pelo Estado afora, são mais de onze mil capacitados. Isso é mudança de vida”, acrescentou. 
 
A atual edição formou 34 turmas distribuídas em 10 cursos com várias abordagens, como: avicultura; bolos caseiros; salgados e quitandas; horticultura; suinocultura; piscicultura; bovinocultura sustentável e processamento de mandioca. As capacitações têm o objetivo de qualificar cidadãos de baixa renda para criar oportunidades. Quem concluiu os cursos e atendeu aos critérios previstos em lei, recebeu cartões do Crédito Social com valores de até R$ 5 mil.