Sexto orador no Pequeno Expediente desta terça-feira, 21, o deputado tucano Helio de Sousa se declarou entristecido com a redução de 50% das cotas de atendimentos eletivos do Ipasgo, medida tomada pelo Governo Estadual. Ele aplaudiu a decisão da Comissão de Saúde da Alego, da qual é integrante, que ingressou, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), com uma medida cautelar para reverter a situação e fazer a autarquia voltar a funcionar dentro da normalidade.

“Quero parabenizar a Comissão de Saúde, da qual participo, sob a liderança do deputado Gustavo Sebba. É inadmissível que um órgão do tamanho do Ipasgo, com uma responsabilidade social enorme, não tenha condições de funcionar na sua plenitude. O Governo não deveria ter nenhuma influência, já que se trata de uma autarquia com autonomia e que agora está levando esse transtorno aos segurados”, frisou.

Helio de Sousa aproveitou para registrar que dia 29 de outubro o Ipasgo completa 59 anos de existência, representando um esteio para as famílias dos servidores públicos. “Uma obra que nasceu da genialidade de um então governador com visão de futuro, Mauro Borges”, relembrou.

O deputado ainda recordou que o órgão sempre enfrentou dificuldades e soube superá-las de forma de manter sua obrigação de atender bem aos profissionais da saúde e os segurados. “Ao longo da sua trajetória, passou por adequações, alíquotas foram alteradas a fim de viabilizar que esse importante instrumento de atendimento à  população funcionasse a contento. Nesse Governo, por exemplo, tivemos um reajuste de 21% para viabilizar as adequações necessárias”, observou o tucano, lamentando que, mesmo assim, a situação chegado a esse ponto.