A Secretária de Estado de Saúde de Goiás adiou a distribuição das 44.300 doses pediátricas da Pfizer contra a covid-19 que chegaram à Goiânia na última terça-feira (18/1). Como as doses chegaram em condições inadequadas de uso, o Estado enviou um relatório com as informações ao Ministério da Saúde (MS) e aguarda um parecer para saber se as crianças poderão ser imunizadas com estas doses ou não. 

O órgão federal é o responsável por toda a logística de envio dos imunobiológicos aos Estados. De acordo com SES-GO, as vacinas, que deveriam ter chegado entre -60 e -90ºC, chegaram a -119ºC - ou seja, mais congeladas. A pasta estadual informou que, como a nova remessa dos imunizantes foi entregue fora da temperatura adequada, os lotes que seriam enviados aos municípios nesta quarta-feira (20) seguem armazenados pelo Estado.

A Secretaria informou que as vacinas estão estocadas na Central Estadual de Rede de Frio da SES-GO (CERF-GO) e assim, a distribuição dos imunizantes aos municípios, que seria feita na última quarta-feira, (19), foi adiada até que as recomendações sejam formalizadas.

Conforme disponibilidade de vacinas, a campanha segue no Estado, visto que todos os 246 municípios ainda estão abastecidos com a remessa que chegou na sexta-feira (14).