O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (UB), está articulando uma emenda que prevê a participação de municípios goianos na arrecadação do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).

A proposta do Governo de Goiás cria a contribuição facultativa do setor agropecuário para acesso a benefícios fiscais do Estado e está em tramitação na Assembleia Legislativa. 

O prefeito disse que a ideia é propor um repasse de 25% aos municípios sobre o valor arrecadado pelo Governo de Goiás com o projeto de taxação do agronegócio e adiantou que a emenda será apresentada à Assembleia Legislativa pelo deputado Hélio de Sousa (PSDB). 

O prefeito de Goianésia também salientou que busca apoio de entidades do agronegócio em Goiás e de prefeituras de outras cidades. Para isso, ele deve se reunir ao longo de todo o dia com lideranças em Goiânia. 
 
Sobre o Fundeinfra
O Governo de Goiás encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), dois projetos de Lei que sustentam a criação do Fundo Estadual de Infraestrutura, o Fundeinfra, com autonomia administrativa, financeira e contábil, e destinação exclusiva para obras de infraestrutura, especialmente pavimentação e manutenção das rodovias goianas. 
 
Um dos projetos institui o Fundeinfra e a captação de recursos oriundos do setor agropecuário e mineral do Estado, por meio de uma contribuição (de até 1,65%) sobre o valor de comercialização do produto. O outro projeto altera o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE) para alinhar a contribuição ao Fundo com os benefícios fiscais que já contemplam a produção agrícola, pecuária e mineral em Goiás.