Faltando um ano para ser deflagrado o calendário das eleições municipais de 2024, Goianésia já tem nomes prováveis que poderão compor o tabuleiro na corrida eleitoral do ano que vem.

Daqui há um ano, os atuais vereadores poderão trocar de partidos, dentro da janela legal de mudança de siglas pelos atuais detentores de cargos no legislativo municipal, e a expectativa é que ocorram muitas mudanças.

Para a disputa majoritária, nas eleições de 2020 tivemos cinco candidatos a prefeito: Leonardo Menezes que venceu numa disputa acirrada com o emedebista Pedro Gonçalves, além das candidaturas de Emerson Autovip, Carlos Itapuã e Jordeni Toquinho.

São grandes as possibilidades de, novamente no ano que vem, termos mais de duas candidaturas, mantendo a quebra da tradicional polarização partidária que durante anos tomou conta da conjuntura eleitoral de Goianésia, principalmente pela quantidade de nomes que surgem, no atual momento, como prováveis candidatos.

Dois nomes já foram anunciados como pré-candidatos, o atual prefeito Leonardo Menezes que recentemente confirmou que vai disputar a reeleição, e Pedro Gonçalves (MDB) que disputou voto a voto com Leonardo Menezes, em 2020, e que também confirmou que trabalha para ser candidato.

No jogo pré-eleitoral e na disputa por espaço político, outros nomes vão surgir nos próximos meses para serem sabatinados pelo eleitorado goianesiense.

Na realidade, a pré-campanha já começou.

LEONARDO MENEZES

Em recente manifestação na imprensa e nas redes sociais, o atual prefeito Leonardo Menezes já admitiu que deverá disputar a reeleição e sua primeira tarefa pré-eleitoral será encontrar um novo partido, tendo em vista que o Democratas, partido pelo qual foi eleito em 2020, fez fusão com o PSL e criou-se o União Brasil, partido comandado em Goiás pelo atual Governador Ronaldo Caiado.

Todos em Goianésia sabem que o prefeito Leonardo e o Governador Caiado entraram em rota de colisão e Caiado não vai dar espaço político para o prefeito de Goianésia, até porque o preferido do governador é o Deputado Renato de Castro.   

A administração de Leonardo Menezes tem convivido com ações de bastidores, que alguns atribuem ao Deputado Renato e ao Governador Caiado, que teriam por objetivo “minar” e atrapalhar a gestão, tais como retirada de secretários e auxiliares que estavam na gestão municipal, ligados a Renato de Castro, que foram retirados da prefeitura e levados para cargos no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa, além da falta de apoio e de parceria entre os governos municipal e estadual.

 

PEDRO GONÇALVES

O emedebista Pedro Gonçalves travou uma disputa acirradíssima com o atual prefeito nas eleições de 2020, e no resultado final Leonardo venceu por pequena diferença, pouco mais de 2 % dos votos válidos (843 votos foi a diferença), entrando definitivamente na seleta lista de lideranças emergentes da política de Goianésia.

Pedro Gonçalves tem forte ligação com Daniel Vilela, vice-governador e presidente do MDB de Goiás, tendo inclusive recebido de Daniel todo o respaldo para sua candidatura a prefeito em 2020.

Em recente reunião com Daniel Vilela, ao lado de Giovani Machado, Pedro ouviu do presidente estadual do MDB que o projeto para 2024 é lançar candidato a prefeito nas 20 cidades dos 50 municípios com maiores colégios eleitorais do Estado, Goianésia está entre eles.

O desafio de Pedro Gonçalves será buscar apoio político e respaldo dos grupos que o apoiaram nas eleições de 2020 e as ações mostram que ele já está atuando nesse sentido, mantendo reuniões com membros do diretórios municipal e estadual do MDB, com lideranças do PSDB e partidos aliados que estiveram juntos na base de apoio de sua candidatura em 2020.

RENATO DE CASTRO

Eleito Deputado Estadual com mais de 18 mil votos nas eleições de outubro deste ano, Renato de Castro comprovou seu prestigio junto ao eleitorado goianesiense, passando a ser aclamado pelos seus seguidores e correligionários como pré-candidato a prefeito em 2024.

Renato bancou a candidatura de seu primo Leozão em 2020, mas após conquistar a cadeira de Deputado na Assembleia Legislativa, inclusive com o apoio de Leonardo Menezes, se distanciou do prefeito de Goianésia, ao ponto de tecer críticas a administração municipal, dizendo em redes sociais que “o atual prefeito faz uma administração feijão com arroz” e que o muito que fez foi instalar semáforos pelas avenidas da cidade.

Evidenciando o distanciamento da gestão municipal, Renato de Castro teria convidado e retirado vários secretários e auxiliares da gestão de Leonardo Menezes, levando-os para cargos no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa.

O prefeito reclamou publicamente dizendo que o distanciamento, de fato acontece, e que os secretários saíram da gestão sem qualquer diálogo entre ele e o primo Deputado Renato de Castro.

Simpatizantes e correligionários ligados a Renato afirmam categoricamente que ele vai ser candidato a prefeito e os sinais de articulação evidenciam essa possibilidade.

Dr. JOSÉ MACHADO

O médico Dr. José Machado disputou esse ano seu primeiro pleito eleitoral e numa campanha contagiante pelo espírito de renovação política, foi eleito pelo PSDB como Deputado Estadual com mais de 22 mil votos, dos quais 12 mil em Goianésia.

Apoiado pelo ex-prefeito e deputado estadual Helio de Sousa e pelo Grupo Lage, Dr. Machado se mostrou extremamente articulado com os vários segmentos da sociedade, principalmente no jovem eleitorado, antes com os olhos voltados apenas para Renato de Castro.

O médico conseguiu ter acesso ao voto da juventude e conquistou um significante número deste colegiado eleitoral, mas teve também grande aceitação junto ao eleitorado com faixa etária acima dos 30 anos, até mesmo pelo serviço solidário prestado na área de saúde. 

Apesar de se mostrar, neste momento, extremamente comprometido com o seu mandato de Deputado Estadual, Dr. Machado pela expressiva votação obtida nas eleições deste ano, passa a ser obrigatoriamente peça no tabuleiro do ano que vem, e é a principal alternativa do PSDB, sendo que mesmo se não for candidato a prefeito tem o prestigio de seu mandato parlamentar como trunfo de apoio eleitoral.

Dr. HELIO DE SOUSA

O ex-deputado Helio de Sousa é um político centrado, correto, ético e obteve quase 17 mil votos em Goianésia na sua candidatura a Deputado Federal pelo PSDB, comprovando seu prestígio e credibilidade junto ao eleitorado da cidade.

Dr. Helio encerrou, no último mês de janeiro, o seu 6º mandato de deputado estadual e tem uma extensa folha de serviços prestados a Goianésia, quer seja nos dois mandatos de prefeito ou nos seis de deputado estadual.

Apesar de não assumir candidatura a nenhum cargo eletivo, o ex-deputado diz que não se aposentou da política, o que abre e deixa aberta a possibilidade para futura participação eleitoral.

Pela experiência administrativa, prestigio e densidade eleitoral, Dr. Helio é lembrado, pelos tucanos mais tradicionais, como uma excelente alternativa para a disputa pela prefeitura no ano que vem ou em nova eleição a Câmara Federal em 2026.

EMERSON AUTOVIP

O empresário Emerson Alves disputou as eleições de 2020 e obteve mais de 10 % dos votos válidos, ficando na terceira colocação, um resultado significativo para quem se propôs a enfrentar a tradicional polarização política de dois grupos de Goianésia.

Emerson disputou e se consolidou como liderança, tanto que dois anos após a eleição municipal, quando já estava com sua pré-candidatura a deputado estadual articulada e pronta, foi procurado por Renato de Castro para uma composição política e abriu mão da candidatura para apoiar o projeto do ex-prefeito de Goianésia, vitorioso nas urnas.

O resultado deixou Emerson ainda mais cacifado politicamente, ganhando prestigio entre as lideranças e passando a integrar o grupo político ligado a Renato de Castro.

Emerson tem demonstrado que está centrado no campo empresarial, tem feito investimentos no complexo da empresa Autovip em São Francisco de Goiás e recentemente iniciou a construção da conglomerado de sua empresa na cidade de Icó, no Ceará. Isso pode pesar na hora de tomar decisão de disputar a eleição do ano que vem.

CARLINHOS DO ITAPUà

Carlinhos do Itapuã disputou as três últimas eleições, uma para prefeito de Goianésia e duas como candidato a deputado estadual.

Ele é o presidente do Diretório municipal do PT, e sua candidatura representou e representa o posicionamento e a presença do Partido dos Trabalhadores em processos eleitorais, independentemente do resultado final das urnas, o partido tem a prescrição de ter candidatura própria, se fazer presente na democracia das urnas e no direito de oferecer uma alternativa de voto.

O PT recomenda candidatura própria em todo e qualquer município brasileiro onde a sigla esteja presente, foi assim com o PT fora do comando nacional e assim será agora com o partido no comando do Governo Federal com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Se depender do Diretório Estadual e da recomendação nacional do PT, e acima de tudo se o Carlinhos do Itapuã tiver vontade e disposição para ser candidato a prefeito, então será candidato.