O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, fizeram o lançamento da “Caravana Juventude pela Paz nas Escolas” na tarde de quarta-feira, (17/5), na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, na região Oeste de Goiânia. 

Daniel Vilela, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado, definiu esta iniciativa do Governo Federal como “importantíssima” para difundir a cultura da paz e a tolerância no ambiente escolar. “Este é um programa que não deve se restringir ao sistema educacional. Na verdade, é um desafio de todos nós, líderes políticos, a promoção da paz na sociedade. Não dá para formarmos nossas crianças e jovens em um contexto de extremismo, radicalismo e intolerância”, disse em discurso. 
 
Além de Goiânia, outras nove cidades brasileiras foram escolhidas pelo Grupo Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas escolas, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), para sediar o lançamento da “Caravana”. O objetivo é ocupar uma escola, durante um dia todo, com atividades culturais, esportivas, oficinas e palestras, para que a partir desta mobilização, as políticas de prevenção e enfrentamento da violência ganhem mais visibilidade.
 
O governador Ronaldo Caiado determinou a destinação, entre outras medidas, de R$ 1,8 milhão para reforçar a segurança nas escolas estaduais. O valor foi para aquisição de detectores de metais portáteis e reforço do monitoramento eletrônico – já adquiridos e repassados às 999 unidades sob gestão do governo estadual. 
 
Ao final da solenidade, o ministro-chefe explicou que a escolha daquela escola municipal não foi por acaso. Dom Tomás Balduíno foi bispo emérito de Goiás e um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra, com forte atuação em defesa dos direitos humanos e de grupos minoritários de forma geral.