Diversos estudos ao redor do mundo comprovam que com o excesso de telas, principalmente na pandemia de Covid-19, quando crianças, jovens e adultos, precisaram estudar, trabalhar e fazer suas reuniões por plataformas online – já que o contato físico e as reuniões presenciais estavam proibidos para que não ocorresse a transmissão do vírus -, contribuiu para o aumento do número de casos de doenças oftalmológicas.

Um estudo chinês, por exemplo, observou que os casos de miopia aumentaram de 1,4 a 3 vezes entre crianças de 6 a 13 anos de idade em comparação com os 5 anos anteriores. Em São Paulo, um levantamento feito pela prefeitura, observou um aumento no número de diagnósticos de miopia em 134%.

De acordo com uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 72% dos profissionais da área relataram ter diagnosticado o problema com maior frequência, ao longo do último ano, em pessoas com idade de até 19 anos. Além disso, sete em cada dez médicos entrevistados pelo levantamento identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia.

Cerca de 295 médicos oftalmologistas com diversas especialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina, foram entrevistados pela pesquisa. O estudo foi realizado entre abril e junho deste ano.