A epidemia de dengue que assola Goiás, com 29.630 casos notificados e quatro mortes confirmadas nas primeiras semanas de 2024, impulsionou a procura por repelentes e inseticidas em supermercados do estado. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) registra um aumento de até 30% nas vendas desses produtos nos últimos dias.

O medo da doença leva os goianos a buscarem medidas de proteção contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. As prateleiras dos supermercados refletem essa preocupação, com produtos como repelentes em spray, creme e loção, além de inseticidas elétricos e aerossóis, registrando um aumento significativo na demanda.
 
"A procura por repelentes e inseticidas disparou nas últimas semanas", confirma Sirlei Antônio do Couto, presidente da Agos. "Os consumidores estão buscando alternativas para se protegerem da dengue, e isso tem impactado diretamente nas vendas desses produtos."
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enfatiza que foi decretada em Goiás situação de emergência em razão do avanço da dengue e reforça a importância da prevenção como principal arma no combate à doença. Além do uso de repelentes e inseticidas, outras medidas são essenciais, como eliminar criadouros do mosquito, manter calhas e caixas d'água limpas e usar telas de proteção em portas e janelas.